Teste
Resumo: A violência doméstica se configura como uma agressão ou violência praticada dentro do contexto de uma relação interpessoal significativa. O presente artigo tem como objetivoelucidar algumas intervenções psicológicas em situações de violência contra a criança e o adolescente, apresentar sua tipologia e conseqüências psicológicas. A partir dessa visão, identificar mecanismos que possam atenuar essa incidência no ambiente familiar. A literatura especializada tem se ocupado em estudar suas formas de expressão, levantar hipóteses e causas que a sucedem. A Psicologia Jurídica ou Forense se propõe em atuar a partir de uma abordagem multimodal, que utiliza programas psicológicos, intervenções comunitárias juntamente com a Justiça visando minimizar os efeitos de tal violência a partir de uma atuação multiprofissional.
Palavras-Chave: Violência doméstica, Criança e Adolescente, Intervenções Psicológicas
Considerações Iniciais Na sociedade atual a violência se apresenta de forma tão usual e rotineira que acreditamos saber muito sobre ela. Muitas pessoas são atingidas como vítimas diretas ou vivenciam situações em que fazem parte de forma mais indireta. A violência é um fenômeno que está presente em diversas relações e camadas sociais, inclusive no ambiente familiar.
Acredita-se que a violência seja uma condição quase indissociável da atualidade. Desse modo, o que existe é uma violência banalizada, desconhecida, velada, que suprime a capacidade dos indivíduos de pensarem criticamente e faz com que muitos adotem um comportamento de comodismo frente à covardia, ao descaso e ao cinismo.
Esse tipo de comportamento é representado por atos, ações ou omissões praticados por adultos que fazem parte do contexto familiar em que a vitima está inserida. Essa transgressão é decorrente do abuso do poder familiar que tais adultos possuem, isto é, o