teste
Metodologia da Pesquisa Científica
Aula 4: Tipos de pesquisa
Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade é importante para o pesquisador porque possibilita várias visões para um mesmo tema ou problema. Segundo Pádua (1996, p.32-33), a classificação das pesquisas em diferentes tipos surgiu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento delas. [...] Entretanto, para além do formalismo que uma tipologia requer, devemos reconhecer que o fundamental é compreender a realidade em seus múltiplos aspectos e, para tanto, essa compreensão vai requerer, e talvez admitir, diferentes enfoques, diferentes níveis de aprofundamento, diferentes recursos, dependendo dos objetivos a serem alcançados e as possibilidades do próprio pesquisador para desenvolve-los.
As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:
•
A área do conhecimento em que ocorre a pesquisa: pesquisas sociológicas, antropológicas, educacionais, entre outros.
•
A finalidade da pesquisa: pesquisa teórica (pura) ou aplicada
•
O tipo de pesquisa realizada: pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, experimental, estudo de caso, entre outros.
•
O local onde a pesquisa se desenvolve: pesquisa de laboratório, pesquisa de campo. •
A maneira que os dados são coletados e analisados: pesquisas quantitativas ou qualitativas.
•
As técnicas empregadas na pesquisa: questionário, formulário, pesquisas de opinião e de atitudes, testes, análise de conteúdo, história da vida, pesquisas de mercado, observação sistemática, entre outros (LAKATOS; MARCONI, 1991).
2
Vamos conhecer algumas dessas classificações.
Pesquisa teórica (ou pesquisa pura)
Seu objetivo é a busca do saber (DANTON, 2002). São aqueles estudos motivados por razões de ordem intelectual e