teste
1 – O GLOBO TERRESTRE: Segundo pesquisas, o globo terrestre se constitui de três camadas “geosferas”
NÚCLEO: Camada central do Globo terrestre com formação relativamente sólida de níquel e ferro. Seu raio aproximadamente é de 3400km.
MANTO: Camada intermediária com espessura aproximada de 2900 km, constituída por silicatos ferromagnésianos com alta densidade e temperatura.
CROSTA: Camada externa do globo com uma espessura média de 50 km, consideradas em duas partes, isto é:
Crosta inferior: Constituídas por rochas contendo silicatos ferromagnésianos.
Crosta superior: Constituídas por rochas ricas em silício e alumínio.
FORMAÇÃO DO SOLO:
INTRODUÇÃO: O objeto dos estudos da geologia e mecânica dos solos é a camada de pequena espessura e bem variável de região para região, que é resultante da composição dos elementos minerais componentes da rocha, através do intemperismo.
INTEMPERISMO: o intemperismo nas rochas ocorrem devido à ação de dois tipos de agentes, ou sejam:
INTEMPERISMO FÍSICO: Causado por alívio de pressões, por congelamento das águas que se depositam nas fissuras das rochas (orvalho e chuva), variação da temperatura ambiente. Na ação do intemperismo físico, não há alteração na composição química e minerológica da rocha, mas sim laterações texturais, ou seja dissociação das partículas das rochas, que conseqüentemente resultam em solo grosso.
INTEMPERISMO QUÍMICO: Causados pela ação de agentes que atacam as rochas, alterando assim a constituição mineralógica da rocha matriz. Dos agentes químicos, o mais comum é a água, que através da oxidahidratação e carbonatação, dão origem a solos com características próprias, com partículas pequenas „finos.”Os efeitos dos materiais orgânicos tem também um papel muito importante na formação de alguns tipos de solos, os quais são denominados solos orgânicos”.
GRUPO DE SOLOS: De acordo com a origem geológica, os solos são agrupados em:
SOLOS RESIDUAIS: