Teste
A versão 1 do AIX foi desenvolvida pela IBM em conjunto com a INTERACTIVE Systems Corporation, e foi baseado em parte no PC/IX, um sistema operacional para sistemas Interativos que são executados no IBM/PC e outros sistemas compatíveis. A Instalação da mídia consiste de oito 1.2M floppy disks.
Versão 2
A versão 2 do AIX era portada para o PC/IX das estações de trabalho do Unix para equipamentos IBM/RT. Diferente do IBM/PC, os sistemas IBM/XT e IBM/AT, que foram baseados no chips do Intel 8086 e 80286, respectivamente, o RT foi baseado no chip ROMP, o primeiro chip comercial da RISC, baseado no desenho, o IBM 801, pioneiro das pesquisas da IBM. I/O vinha com oito slots ISA bus. A configuração normal do RT tinha 4 MB de memória, indo até no Máximo de 16 MB, e com um disco rígido de 20 MB, atualizável para 300 MB ou mais se usado um cabo SCSI externo. Também vinha com um mouse e um monitor com definição de 1280x1024 pixel e placa de som com 8-bit de escala e uma placa de rede token-ring de 4 MB/s, ou uma placa de rede ethernet de 10 Mbit/s 10Base2 com saída para cabo coaxial.
A performance do RT, em comparação com outras estações de trabalho contemporâneas do ambiente Unix, não era proeminente. Em particular, a performance do floating point era muito pobre, e teve uma meia vida pequena com a descoberta de um bug na rotina do cálculo da raiz quadrada no floating point. As vendas caíram também por causa da estrutura de comissões oferecida pela IBM para os seus vendedores (extremamente pobre): ele usou a mesma estratégia de venda dos computadores da classe PC. Com um preço padrão de US$20,000, que era muito mais alto do que os PCs da época, isto fez a venda ficar muito difícil. Com resultado das baixas comissões a maioria dos vendedores ficou desmotivada em oferecer o produto. Aproximadamente 23,000 RTs foram vendidos durante a produção do equipamento, sendo 4,000 indo para o desenvolvimento interno da IBM e para o departamento de vendas.
Uma dos