ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Estrutura Atômica da Matéria, Metais e Ligações Covalentes
Uma teoria ainda hoje aceita sobre a estrutura atômica da matéria é a teoria de Rutherford
– Bohr, a qual afirma ser o átomo constituído de um núcleo formado por prótons e nêutrons, em torno do qual giram os elétrons. A física quântica está cada vez mais descobrindo outros elementos internos do átomo, porém vamos ficar apenas com a teoria de Rutherford – Bohr, pois ela se adapta às nossas necessidades didáticas de embasamento e é suficiente para podermos adentrar na eletricidade básica.
No núcleo está praticamente concentrada toda a massa do átomo, que é constituída de prótons, carregados positivamente, e nêutrons, que não possuem cargas. Portanto, devido aos prótons, o núcleo está carregado positivamente. Os elétrons possuem uma massa muito pequena, quase desprezível quando comparada à massa do núcleo, e movimentam-se ao redor do núcleo a distâncias de até dez mil vezes o diâmetro do núcleo, descrevendo órbitas fechadas e distribuídas em no máximo sete camadas. Os elétrons estão carregados negativamente.
Essas camadas de elétrons são denominadas de K, L, M, N, O, P e Q, sendo que a camada
K é a camada mais próxima do núcleo e a Q é a mais distante. As camadas intermediárias vão se afastando do núcleo conforme a ordem alfabética acima. Cada camada pode suportar um determinado número máximo de elétrons, conforme mostra a tabela a seguir.
CAMADAS
Nº Máx.
Elétrons
1ª (K)
2
2ª (L)
8
3ª (M) 4ª (N)
18
32
5ª (O)
32
6ª (P)
18
7ª (Q)
8
A figura a seguir mostra alguns exemplos de modelos atômicos de alguns átomos.
2
Eletricidade & Eletrônica Básica
Modelos atômicos de alguns átomos
A camada externa de elétrons (última camada) é denominada camada de “valência”. Ela é responsável pela junção dos átomos a fim de formar uma molécula, que, por sua vez, ao unir-se com outras moléculas, forma um corpo.
Um átomo só é