teste
O transporte normalmente representa o elemento mais importante em termos de custos logísticos para inúmeras empresas. BALLOU (2006: 149) afirma que a movimentação de cargas absorve de um a dois terços dos custos logísticos totais, FLEURY (2000: 126) reafirma que o transporte representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, podendo variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera o lucro operacional. Logo o transporte deficiente é um fator decisivo na economia mundial, dificultando a integração nacional, retardando o crescimento e o comércio internacional.
Este trabalho visa definir, caracterizar, classificar os modais de transporte de carga, estabelecendo uma comparação entre eles, a fim de enriquecer a discussão acerca do tema e afirmar a importância da integração dos mesmos para a evolução da economia nacional. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de dados.
Para alcançar o objetivo do trabalho pretende-se:
• Identificar os principais modais utilizados. ok
• Identificar a importância da integração entre os modais para a economia brasileira.
2. MODAIS BÁSICOS DE TRANSPORTE
No sistema de transportes têm-se então os cinco modais básicos do sistema de transporte: ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéroviário e dutoviário.
2.1.Ferroviário
Segundo (KEEDI:2000) o transporte ferroviário é aquele realizado por trens, compostos de vagões puxados por locomotivas, sobre trilhos. Ele tem trajetos devidamente delineados, ou seja, sem flexibilidade quanto a percursos, portanto, presos a caminhos únicos.
No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas. Como exemplos destes produtos estão os minérios, carvões minerais, derivados de petróleo que são transportados a granel, pois precisam de um transporte barato para não encarecer sobremaneira o seu custo final. É adequado