Teste
Yuri Fagundes de Almeida
Sistema da Informação, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
CEP 25071-202 – Duque de Caxias – RJ – Brasil yurif.almeida@gmail.com Resumo. Este trabalho tem por objetivo a comparação entre o RUP, processo de engenharia de software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM, e seus demais concorrentes Cleanroom e o FDD.
1.Introdução
O RUP(Rational Unified Process ouProcesso Unificado Racional ) é um processo proprietário de Engenharia de software que foi adquirido pela IBM, ele fornece técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade no processo de desenvolvimento. Utiliza uma abordagem da OO(Orientação a Objeto) em sua concepção e projetado e documentado utilizando a UML para ilustrar os processos em ação.
2.Características
O RUP é um processo considerado pesado e preferencialmente aplicável a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porém o fato de ser amplamente customizável torna possível que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Trabalha com base em um conjunto de princípios de desenvolvimento de software e melhores práticas como por exemplo:
* Desenvolvimento de software iterativo
* Gerenciamento de requisitos
* Uso de arquitetura baseada em componente
* Modelagem visual de software
* Verificação da qualidade do software
* Controle de alteração no software
Já no Cleamroom o processo é baseado no projeto apurado das funções, que são analisadas pelo método de revisão-par com o objetivo de verificar se fazem realmente o que foram especificadas a fazer. O desenvolvimento Cleanroom remove a necessidade de depuração do programa, assegurando que os erros nunca começam introduzidos no sistema e é baseado nos seguintes princípios:
* Desenvolvimento de software baseados nos métodos formais
* Implementação incremental sob controle estatístico de qualidade
*