Teste
INTRODUÇÃO........................................................................................ 2
RESPOSTAS.......................................................................................... 3
ANEXO 1 (Folha com margem).............................................................. 4
INTRODUÇÃO
O desenho é por vezes menosprezado como uma área dentro da engenharia. De fato, o desenho é uma ferramenta imprescindível para o nosso dia-a-dia, quer sejamos engenheiros, arquitetos, jornalistas, futebolistas ou médicos.
A representação gráfica e o desenho em geral satisfazem aplicações muito diversas e estão presentes em praticamente toda atividade humana
O desenho deve ser considerado uma ferramenta de trabalho, tal como o teste de fase/neutro para o eletricista ou a batuta para o maestro. Sem ele, o engenheiro e o arquiteto não se exprimem completamente.
A representação gráfica dispõe independentemente das diferentes técnicas de produção, de diferentes linguagens conforme o domínio em que é utilizada e os objetivos a que se destina.
A transmissão de ideias ou conceitos é numa primeira fase, transmitida através de esboços mais ou menos elaborados. Nas fazes seguintes, os desenhos ganham complexidade. À medida que as ideias vão evoluindo e tomando forma, os desenhos podem passar para suportes informáticos como o auxílio do CAD (Computer Aided Design). Usando interfaces adequadas entre CAD, CAE (Computer Aided Engineering) e CAM (Computer Aided Manufacturing).
Existe uma frase popular que resume muito bem a comunicação pelo desenho: “Um desenho vale mais que mil palavras”.
No campo da Engenhariam o desenho serve como uma ferramenta de trabalho, que acompanha um novo componente (de uma máquina, por exemplo) desde a sua faze inicial de projeto, passando pela oficina onde vai ser fabricado até a fase final de montagem desse componente na máquina, podendo ir para além da fabricação até a fase de marketing e publicidade.
A Comunicação