teste wisconsin
Categoria: testes psicológicos
Teste Wisconsin de classificação de cartas (WCST) é um instrumento desenvolvido em 1948 e reconhecido internacionalmente. Este teste é um instrumento de avaliação psicológica e neuropsicológica que avalia a função executiva: planeamento, flexibilidade de pensamento, memória do trabalho, monitorização e inibição de perseverações.
Teste Wisconsin
Teste Wisconsin requer a capacidade do examinando para desenvolver e manter uma estratégia apropriada de solução do problema por meio de estímulos a fim de atingir uma meta.
Permite encontrar indicativos de esclerose múltipla, parkinson, dano cerebral focal, transtornos psiquiátricos e convulsivos e transtorno de défice de atenção.
O WCST é constituído por 4 cartas estímulo e 128 cartas resposta, que representam figuras de variadas formas (cruzes, círculos, triângulos ou estrelas), cores (vermelho, azul, amarelo ou verde) e números (dois, três ou quatro).
É um teste que pode ser aplicado a pessoas com idades compreendidas entre os 6 e os 89 anos.
Material:
- Manual
- Protocolos de Registro do WCST
- Quatro cartas-estímulo
- Dois baralhos idênticos de 64 cartas-resposta.
Administração: Individual.
Faixa Etária: 6 anos e 6 meses a 17 anos e 11 meses.
Tempo de Aplicação: Não há limite de tempo.
Padronização e Validade: A amostra normativa do primeiro estudo foi selecionada de uma população de alunos de dezesseis escolas públicas de Porto Alegre, variando em idade de 6 anos e 6 meses a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos. A amostra de dados úteis ficou constituída por 515 sujeitos, sendo 208 do sexo masculino e 307 do sexo feminino, todos com nível de escolaridade adequado à idade.
Em estudos americanos não foi constatada qualquer influência de sexo sobre os escores do WCST, mas apareceram como fatores importantes idade e escolaridade.
http://www.youtube.com/watch?v=FCzG99OAYUs