Aprendizagem
Apesar de muitas idéias sobre o que é a aprendizagem e como ela ocorre, quase todas as teorias sobre o assunto tem um conceito central similar e suas diferenças parecem, e são, diferentes pontos de vista sobre um mesmo objeto. Definiremos a aprendizagem como um processo sócio continuo, individual e cumulativo, capaz de alterar as capacidades e comportamento do indivíduo.
Não se sabe exatamente quando essa aprendizagem é iniciada; se é no momento em que se nasce, em alguns dias, ou meses depois. O consenso é de que começamos a aprender em tenra idade. Por exemplo, segundo a teoria sócio-histórica de Vygotski o que se aprende vem da interação com outros indivíduos, que se inicia nas primeiras interações com a com a família ainda bebe, e mais tarde se expande para a interação social, e é nesse momento, principalmente, que começam a ser detectados os problemas de aprendizagem.
Enquanto a interação do indivíduo acontece majoritariamente com a família é difícil detectar quaisquer problemas relacionados a aprendizagem, salvo, naturalmente, problemas mais graves com sintomas facilmente notáveis. O mais comum é que essas dificuldades surjam quando o indivíduo, ainda criança, começa a freqüentar escolas.
É comum ouvirmos que a criança X é um garoto problema, que a criança Y só faz bagunça e nunca presta atenção na aula. É óbvio que, de fato, existem crianças que tem uma necessidade de atividade física, diversão e interação com os colegas de escola maior. Às vezes uma criança tem amadurecimento tardio em relação às demais, também há casos de comportamentos inadequados provindos de problemas