Teste dee inteligencia emocional
Baseado num teste de D. Martin e K. Boeck, adaptado para a população portuguesa por Augusto Fernandes (I.S.G.B. e Universidade Moderna)
Cotações e Pontuação
________________________________________
Pergunta 1: a, b ou c = 20 pontos - d = 0
A reposta d pode indicar que a pessoa não está consciente das suas próprias reacções perante o stress.
Pergunta 2: B = 20 pontos - a, c ou d = 0
Os pais que dispõem de uma boa Inteligência Emocional utilizam os sentimentos negativos dos seus filhos como ocasião para um treino emocional. Ajudam os seus filhos a compreender o motivo da sua alteração, a perceber as suas emoções e a encontrar caminhos ou possibilidades de actuação.
Pergunta 3: a = 20 pontos - b, c ou d = 0
A capacidade de motivar-se a si mesmo manifesta-se, entre outras coisas, na capacidade de desenvolver um plano de acção e levá-lo até ao fim.
Pergunta 4: c= 20 pontos - a, b ou d = 0
O optimismo é um sinal de Inteligência Emocional. Os optimistas vêem as derrotas como desafios, nos quais podem aprender. Em vez de se culpabilizarem e desesperarem, mantém-se firmes e apostam em algo novo.
Pergunta 5: d = 20 pontos - a, b ou C = 0
Uma pessoa furiosa tranquiliza-se com maior rapidez quando se lhe oferece uma explicação para a sua indignação. Eventualmente podemos ajudar a pessoa se a distrairmos do motivo que provoca a sua irritação ou mostrar-lhe que pode expor toda a sua indignação.
Pergunta 6: a = 20 pontos - b, c ou d = 0
É recomendável estabelecer uma pausa de 20 minutos, ou mais, na discussão, porque é o tempo que necessitamos para que o corpo se tranquilize. Quando o pulso está muito acelerado, a capacidade de percepção dos sentimentos e dos argumentos do outro fica bloqueada.
Pergunta 7: d = 20 pontos - b = 10 pontos - a ou c = 0
As pessoas que por natureza são tímidas, perdem as suas inibições com maior facilidade se são confrontadas passo a passo com as situações geradoras do medo.
Pergunta 8: b = 20 pontos -