Tecnologia (TI)
4
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL X LIDERANÇA
Adriana Araújo Peixoto1
Márcia Adriana Magalhães Omena2
RESUMO
O conceito de Inteligência Emocional surgiu da necessidade de apresentar às pessoas uma forma de elas lidarem com o fato de que muitos são bem sucedidos e outros não, bem como com outros questionamentos que comumente há em suas vidas. Este artigo tem o objetivo de relacionar o conceito de inteligência emocional ao de liderança, identificando as razões que levam uma pessoa à aquisição de ambas as qualidades que a diferenciará como um líder.
Mister ressaltar que discutir tais questões é, pois, um desafio que o trabalho toma para si.
Palavras-chave: Inteligência Emocional. Liderança. Atitudes do Novo Líder.
INTRODUÇÃO
Bradberry e Greaves (2007, p. 20), no livro Desenvolva a sua Inteligência Emocional, afirmam que “Lidar da maneira eficaz com as emoções faz parte da condição humana.” Em nossas vidas, encontramos várias pessoas, algumas são bem sucedidas e outras não. Todos os dias pessoas brilhantes e preparadas vivem situações difíceis enquanto outras, com menos qualidades ou atributos, prosperam.
A resposta a esses fatos está no conceito de Inteligência Emocional. Muito tem se falado sobre o assunto, porém poucos sabem de fato como desenvolver essa habilidade. Nós costumamos agir movidos pela expressão, sem entender o que nos motivou a tomar determinadas atitudes.
Bradberry e Greaves (2007, p. 52) salientam que “[...] as pessoas confundem inteligência emocional com carisma ou traquejo social e não sabem que é possível aperfeiçoar seu Quociente Emocional (Q.E.). Em suma, acredita-se que ou bem você tem Q.E. ou não.”
Essas dúvidas remontam de 1900, quando em Paris alguns pais procuraram o Sr.
Alfred Binet “[...] questionando-o se haveria alguma possibilidade de detectar, através de testes psicológicos o sucesso ou o fracasso de suas crianças nas séries primárias das escolas parisienses. Binet,