voleibol
O voleibol nasceu em 1885 da ideia de um professor de Educação Física americano, chamado William George Morgan e que na altura dava aulas na universidade YMCA de Holyoke, em Massachusetts.
Este professor achava que faltava um desporto de equipa praticado em ambiente fechado, que fosse possível de praticar no inverno, e que fosse competitivo sem que para isso tivesse de existir contacto físico, como era o caso do basquete, futebol e outros.
A ideia derivou de elementos do andebol e do ténis mas pretendia não necessitar de acessórios para a sua prática. Assim, foi decidido fixar uma rede similar à do ténis a 1,85 metros do chão, que foi o que consideraram ser a altura ideal para ficar um pouco acima da cabeça de um homem de estatura média.
Logo de seguida houve que resolver o problema da bola a utilizar. Inicialmente foi testada a câmara de uma bola de basquete. Era demasiado leve e lenta o que tornava o desporto apático e sem emoção. Tentaram depois com a bola de basquete completa que era (naturalmente) demasiado pesada e de tamanho desadequado.
Sem solução, Morgan resolveu contratar a empresa A.G. Spalding & Brothers pedindo-lhes a criação de uma bola que cumprisse os requisitos de ser suficientemente leve para jogar com as mãos mas suficientemente sólida para ser rápida.
Curiosamente, a Spalding conseguiu criar uma bola praticamente idêntica à que ainda hoje se usa. Teria entre 63,5cm a 68,6cm e o seu peso variava entre as 252g e as 336g.
Com a bola perfeita nas suas mãos, William Morgan podia finalmente pôr em prática o seu tão ambicionado desporto, que baptizou de Mintonette.
Convidou dois amigos, o Dr.Frank Wood e John Lynch para o ajudarem na criação das regras do jogo e dos seus conceitos básicos. Das suas reuniões nasceram as primeiras dez regras do Mintonette.
Já com as regras e conceitos definidos, Morgan marcou uma conferência na YMCA, onde deu uma cópia manuscrita das mesmas a todos os outros professores, como