Tecnologia TI
2.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A sociedade contemporânea passa por uma transformação ainda em fase de mapeamento de suas características principais e as organizações estão atualmente enfrentando um mercado competitivo, globalizante e turbulento, elas necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados, para efetivamente auxiliar sua gestão de forma inteligente. Por essa razão, a disseminação das aplicações da Tecnologia da Informação (TI) tornou-se mais próxima do cotidiano das organizações e das pessoas que nela trabalham.
As empresas que não se tornarem produtivas através de informações eficazes, correm o risco de ficarem a margem do mundo corporativo, desta maneira a necessidade da implementação de estratégias, planejamentos e, sobretudo, tecnologia de informação eficientes são inevitáveis. A empresa que desenvolver corretamente estas perspectivas tecnológicas dará um grande passo rumo a liderança no seu segmento de mercado. Isso porque, as novas tecnologias redimensionam os conceitos de tempo e espaço.
As novas tecnologias da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. Dentro do contexto econômico dos países ditos de Primeiro Mundo, a Tecnologia de Informação tem sido considerada como um dos maiores fatores responsáveis pelo sucesso das organizações, seja no que se refere a sobrevivência, ou na obtenção de maior competitividade nas respectivas indústrias. Observa-se que a tecnologia da informação é fator essencial ou recurso sustentador para o desenvolvimento organizacional e constitui-se por apresentar os seguintes fatores de alinhamento: mensurar benefícios organizacionais; suportar objetivos organizacionais; eliminar barreiras de tempo e distância; implementar atividades organizacionais; compartilhar recursos; tornar a organização mais competitiva; dar consistência aos planos organizacionais; potencializar estratégias; capacitar pessoas; obter vantagens competitivas; gerar estratégias