teste de
O DESEQUILÍBRIO ENTRE PROCURA
E OFERTA DE COMPETÊNCIAS hays.pt Enquanto empresa de Recrutamento
Especializado, encontramo-nos numa posição privilegiada de contacto directo com empresas e profissionais de todos os sectores de actuação, que diariamente nos relatam as suas experiências e nos expõem as suas dúvidas.
E é esse contacto constante que nos permite detectar as pequenas variações, tendências e dinâmicas que diariamente influenciam o mercado laboral português.
Sabemos por experiência própria que o sector das Tecnologias da
Informação é um dos que mais rapidamente evolui e acompanha a mudança (sendo, muitas vezes, o próprio motor da mudança), mas também um dos menos permeáveis às pressões do actual ambiente económico em Portugal. Por outro lado, é um dos que apresenta mais desafios em termos de recrutamento especializado, dadas as características técnicas e tão específicas dos perfis que seleccionamos.
Este breve relatório que lhe apresentamos não é mais do que uma tentativa de compreender o que se passa no mercado de trabalho das
TI, a partir da visão e opinião de empregadores e profissionais da área.
Pesquisámos tendências, preferências e expectativas, e identificámos potenciais desequilíbrios que podem estar a travar o dinamismo do sector.
Este não é, no entanto, mais um manual de “pessimismo”, como tantos outros que por aí se vêem; trata-se, isso sim, de um pequeno contributo para discutir e, quem sabe, inspirar soluções e ideias para um sector de enorme potencial.
Esperamos que esta informação lhe seja útil e, como sempre, estamos disponíveis para ouvir as suas dúvidas e opiniões.
Paula Baptista
Managing Director, Hays Portugal
Mais do que nunca, o mercado de trabalho das Tecnologias da Informação apresenta-se como uma realidade à parte. Trata-se de um sector em contraciclo, num país com um dos momentos económicos mais difíceis das últimas décadas e com uma taxa de desemprego que