Teste de Software - Selenium
O Selenium é uma ferramenta Open Source de automação de teste em aplicações WEB, que foi desenvolvida por Jason Huggins, no ano de 2004 em Chicago EUA.
Jason começou a demonstrar a ferramenta de teste para vários colegas, que começaram a se entusiasmar com seu retorno imediato e interface intuitiva, tornando-se rapidamente um framework de automação de testes reutilizáveis promissor para outras aplicações.
Em pouco tempo várias empresas começaram a utilizar o Selecium para projetos comerciais e contribuir de volta com as lições aprendidas, ajudando com o aumento da capacidade e robustez do mesmo.
Dentre as vantagens do Selenium, podemos destacar a compatibilidade com vários navegadores, diversas versões de um mesmo navegador, vários sistemas operacionais, linguagens de programação e frameworks de testes.
Existem 3 modos de usos do Selenium, são eles:
Selenium Core Os testes são efetuados diretamente pelo navegador, devendo o site a ser testado estar hospedado no mesmo servidor das paginas de teste.
Vantagem:
Suporte para todos os browsers.
Desvantagem:
Possui algumas limitações para testes mais complexos.
Selenium IDE
Os testes são efetuados através de um plugin do Firefox que grava a navegação do usuário, para depois repeti-la à titulo de teste. Sendo possível exportar os testes gravados para uma variedade de linguagens.
Vantagem:
Não é preciso saber programar e é fácil de utilizar.
Desvantagem:
Funciona como plugin apenas no Firefox.
Selenium RC
Também conhecido como Selenium Remote Control, efetua os testes através de um programa, que comanda o browser através de um Proxy. Este programa pode ser escrito em diversas linguagens.
Vantagem:
Permite um controle muito mais apurado do tempo, sequência de eventos, etc.
Desvantagem:
É necessário saber