Teste de Jarros – Dosagem Ótima
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
LUCAS MOTA DOS SANTOS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Teste de Jarros – Dosagem Ótima
Salvador
2013
Lucas Mota dos Santos
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Teste de jarros – Dosagem Ótima
Relatório apresentado à disciplina Sistema de Abastecimento e Esgotamento Sanitário da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Professor(a): Vivien Luciane Viaro
Salvador
2013
RESUMO
O presente relatório teve a finalidade de mostrar a simulação dos processos de coagulação, floculação e sedimentação, visando a obtenção dos parâmetros pH e turbidez e com a finalidade de se obter a melhor dosagem de coagulante.
Durante a experiência foi verificada que todas as concentrações de coagulante mantiveram o efluente final em condições para retornar aos corpos hídricos, baseado no parâmetro pH. Tal conclusão foi tomada com o auxilio da Resolução CONAMA nº 430.
Palavras Chave: pH, turbidez, esgoto.
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 5
2 INTRODUÇÃO 5
3 MÉTODO EXPERIMENTAL 6
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 6
3.2 PROCEDIMENTOS 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
5 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
1 OBJETIVO
Simular em laboratório os processos de coagulação, floculação e sedimentação visando a determinação da melhor dosagem de coagulante e medir turbidez e pH.
2 INTRODUÇÃO
Segundo o Fundação Nacional de Saúde (2006) o saneamento ambiental é o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.
Portanto, o