RELATORIO LABORATORIO JAR TEST
421 palavras
2 páginas
O ensaio de jarro, mais conhecido como Jar Test é um dos testes mais utilizados para determinar a dosagem ótima de um agente coagulante, esse teste possibilita a aplicação de dosagens diferentes, sendo que destas é escolhida uma que clarifica melhor a água. Nessa aula experimental utilizamos os seguintes aparelhos:
Medidor de PH
Turbidímetro
Jarros
Tubos de ensaio
Existe um procedimento a ser tomado para a execução correta desse teste. Primeiramente medimos o ph e a turbidez da água bruta antes do processo de coagulação e floculação que valem 4,29 e 126MTU respectivamente. Feito isso adicionamos 1000ml de água bruta em 3 jarros enumerados do 4 ao 6, logo após adicionamos 20ml de sulfato de alumínio em cada um deles, pois o sulfato é um dos principais agentes para o processo de floculação. Feito isso adicionamos 30 gotas no jarro 4 de hidróxido de cálcio até o ph atingir 5,4 e no jarro 6 adicionamos 40 gotas até o ph atingir 6,4. Logo após esse processo podemos calcular o “∆” que será a medida a ser usada no jarro 5, que se dá pela seguinte fórmula:
∆ = (V – v) / 5
Sendo “v” igual as gotas colocadas no jarro 4 e “V” as gotas colocadas no jarro 6, que valem 30 e 40 respectivamente. Aplicando na fóruma temos:
∆ = (40 – 30) / 5 = 2
Portanto a quantidade de gotas a serem usadas no jarro 5 é 32.
Os próximos passos a serem feitos são a coagulação e a floculação, que consistem em 3 etapas para esse teste, primeiramente ocorre a agitação rápida através de pás contidas nos jarros a uma velocidade de 160rpm durante 1 minuto, logo após uma agitação intermediária a uma velocidade de 100rpm durante 10 minutos e por fim uma agitação lenta a uma velocidade de 30rpm durante 5 minutos.
Depois desse processo passamos para a decantação, que consiste em deixar a água em repouso por 15 minutos para que as impurezas se depositem no fundo do jarro.
Depois de todos esse processo, a turma escolheu a olho nu o jarro que aparentava estar mais bem tratado, ou seja, com menos impurezas