Relatório de Sistema de Águas e Efluentes
As águas brutas que chegam à estação de tratamento contém material particulado suspenso que lhe conferem cor e turbidez. Em geral, são partículas de argila na forma de suspensões coloidais ou partículas grosseiras.
Para remover as partículas coloidais, é necessário o uso de coagulantes. O mais utilizado nas estações de tratamento é o sulfato de alumínio. Neste relatório foram estudadas as quantidades de coagulantes a serem utilizados no tratamento de águas brutas através do Jartest.
O Jartest ou Teste dos Jarros é um equipamento de laboratório utilizado no ensaio de floculação. É um método amplamente empregado em Estações de Tratamento de Água para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados no tratamento da água. Este tipo de ensaio também pode ser realizado para a determinação de parâmetro básico na elaboração do projeto de uma ETA.
Por este ensaio determina-se a condição ótima para a floculação na água, caracterizada pelo tempo e agitação necessária. Para isso, uma vez determinada a dosagem ótima dos coagulantes, deve-se verificar qual o tempo e qual o gradiente de velocidade ótimo dos coagulantes. Além disso, deve-se verificar se a floculação obtida fornece uma água que após a sedimentação apresentará uma grande redução de turbidez.
Objetivo
Realizar ensaio de tratabilidade de água natural, intencionando a diminuição da turbidez da amostra. Determinar o pH ótimo da reação de coagulação e a dosagem ótima de coagulante.
Materiais
Equipamentos
- Jastest
- pHmetro
- Placa agitadora e barra magnética
- Turbidímetro
- Colorímetro
Vidrarias e utensílios
- 12 béqueres de vidro de 250 mL forma baixa – para coleta de alíquotas;
- Pipeta de vidro graduada de 10 mL;
- Pêras de segurança;
- Barras magnéticas e coletor de barra magnética;
- Pipetas Pasteur;
- Papel fino para limpeza de cubetas.
Reagentes:
- Solução de sulfato de alumínio 1%;
- Base diluída (para alcalinizar a amostra, caso