Teste de fator de compressibilidade
COMPRESSIBILIDADE “Z” NO CÁLCULO DO FATOR DE COREÇÃO
DE VOLUME DE GÁS NATURAL
IOLANDO MENESES SANTOS
Professor Especialista em Didática do Ensino Superior, em Automação e Controle de Processos e
Engenharia de Segurança do Trabalho - UNIT – Universidade Tiradentes
Engenheiro Químico com Especialidade em Engenharia de Processamento de Petróleo e
Petroquímico - SERGAS – Sergipe Gás S. A. imsantos@oi.com.br Resumo: Este artigo apresenta a interferência do valor do fator de compressibilidade “z” no cálculo do fator de correção de volume de gás natural, através de várias simulações, utilizando diferentes equações de estado em diferentes condições de temperatura e pressão.
Palavras Chaves: compressibilidade, fator, correção, gás natural.
Abstract: This article presents the interference of the value of compressibility factor "Z" in calculating the correction factor of volume of natural gas through several simulations under different state equations end conditions of temperature and pressure.
Key Words: compressibility, factor, correction, natural gas.
1 Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma sucinta, com base em cromatografia real de gás natural distribuído em Sergipe, os resultados das simulações que foram feitas utilizando como ferramenta de simulação a equação de estado de Redlich-Kwong (RK) e o método NX19 e
AGA 8 (Método Gross) para calcular o fator de compressibilidade “Z”. As simulações foram realizadas em diferentes situações de temperatura e de pressão, onde foi calculado
o fator de
correção de volume do gás natural levando-se em conta a pressão, temperatura e o fator de compressibilidade (PTZ) e também foi calculado o erro obtido quando se despreza esse fator na correção do volume do gás, fazendo esta correção levando em conta apenas a temperatura e a pressão do gás (PT).
2 Introdução
A lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal, ou seja, um gás