Avalia O Das Forma Es Aulas
1 - Definição:
Teste de formação consiste no isolamento de um intervalo permeável seguido da exposição para produção através de um diferencial de pressão formação-poço, com medição de vazões e registros das pressões resultantes. Ou seja, consiste em provocar uma variação de vazão do sistema poço/reservatório e medir a variação de pressão correspondente.
Objetivos: Vários são os objetivos de um teste de formação e são variáveis em função do nível de conhecimento que tenhamos da área, reservatório ou onde o poço se encontra. Dentre outros objetivos, podemos citar:
Identificação de fluidos existentes no intervalo;
Pressão média ou inicial do reservatório;
Permeabilidade, dano, produtividade;
Detecção de falhas e fechamentos;
Comportamento dinâmico do sistema poço/reservatório;
IPR (inflow Performance relationship);
Gradientes dinâmico e estático;
Etc.
2 – Fundamentações teóricas para Análise de testes
2.1 – Introdução
Para alcançarmos os objetivos de um teste de formação é necessário utilizarmos equipamentos para a aquisição de dados de pressão de fundo do poço. Esses equipamentos são os registradores, mecânicos ou eletrônicos, e fornecerão dados suficientes para a obtenção de parâmetros do poço e do reservatório.
As técnicas utilizadas baseiam-se na comparação do comportamento de pressões reais com o comportamento típico de modelos teóricos. O conhecimento das soluções das equações diferenciais parciais que descrevem o comportamento de pressões em diversos modelos de fluxo em meios porosos, bem como as hipóteses admitidas em suas obtenções, é essencial para a compreensão dos conceitos da análise de dados de pressão de um teste de formação.
2.2 Equação diferencial de fluxo radial
O fenômeno físico a ser estudado é o fluxo de um fluido de pequena compressibilidade através de um meio poroso cilíndrico e isotrópico. No desenvolvimento de um modelo matemático representativo de um fenômeno