caracteristica de fluxo do amido soluvel
FACULDADE DE CEILÂNDIA
CURSO DE FARMÁCIA
Características de fluxo do amido solúvel
Andressa Dias Gomes – 10/0007503
Jéssica Vick de Oliveira Leal – 10/0013686
Laura Mendonça de Paula – 10/0015085
- Brasília, 28 de agosto de 2014 –
1. Introdução
A reologia estuda o fluxo de um material quando este é submetido a uma força externa, sendo importante na tecnologia de sólidos devido à caracterização de sua fluidez. Existem fatores que afetam as propriedades de fluxo como tamanho, forma, densidade das partículas, cargas eletrostáticas, entre outros e, forças que influenciam o fluxo, podendo ser favoráveis ou desfavoráveis.
Dentre as forças desfavoráveis estão as forças de coesão e de adesão. As forças de coesão atuam entre as partículas do sólido, quanto menor o tamanho de partícula, maior a força de coesão. As forças de adesão atuam entre partículas e outras superfícies diferentes.
Métodos de velocidade de fluxo, ângulo de repouso e índice de compressibilidade são aplicados na avaliação das propriedades de fluxo.
O ângulo de repouso é a demonstração de uma propriedade intrínseca dos pós, que se refere à resistência ao movimento das suas partículas quando submetidos a forças externas. Esse método avalia a dificuldade que os pós apresentam para fluírem através de um orifício para uma superfície livre, considera-se que os pós mais finos escoam com menos facilidade que os pós grossos. Essa metodologia fornece informação quanto à facilidade de manuseio dos pós, foi usado um funil para o escoamento, sendo este de fácil execução. O ângulo de repouso consiste no ângulo da base do cone formado após o escoamento do pó, podendo ser definido pela seguinte expressão: Onde, h = altura do cone e r = raio da base do cone.
Tabela 1. Classificação dos materiais em função do ângulo de repouso obtido:
Ângulo de repouso
20 - 30°
31 - 35°
36 - 45°
46 - 55°
56 - 60°
Classificação do material
Material de elevada