Imposto sobre Vendas
Graduação em Administração
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Docente: Roberto Mauro Dall’Agnol
Discentes: Talita Frozza e Vanessa Donin Quadrado
TRABALHO 1: IMPOSTOS SOBRE VENDAS
INTRODUÇÃO
Atualmente a competitividade de mercado em qualquer seguimento empresarial, é um dos desafios no sucesso da gestão de um negócio, as quais buscam recursos nas atividades fins que lhe trazem sua real rentabilidade. Diante desse contexto, uma das ferramentas que auxiliam as organizações em sua permanência e longevidade no mercado é o planejamento estratégico no âmbito tributário, o qual assume um alto grau de importância, sendo um dos pontos determinante na viabilidade econômica de um empreendimento.
As organizações, estabelecidas no Brasil, podem optar no início de cada ano por um dos regimes tributários vigentes no país, no qual a opção ou enquadramento tributário produz efeitos para todo o ano calendário, ou seja, abrange o período de janeiro a dezembro de cada ano. Nesse sentido, Machado (2012) salienta que o ônus tributário pode variar muito de um regime para outro, assim é importante que o mantenedor e contador formatem os dados econômicos da instituição a fim de comparar a carga tributária incidente em cada regime tributário para escolher o menos oneroso dentre eles.
Portanto, como consequência a escolha do enquadramento tributário adequado pelas organizações, pode resultar na diminuição legal dos tributos (impostos, taxas e contribuições) a serem pagos, uma vez que estes representam importante parcela dos custos das empresas, se não a maior. Por conseguinte, esse estudo visa, descrever de forma detalhada as três práticas tributárias mais praticadas pelas empresas: Lucro Real, Lucro Presumido e, Simples Nacional, a partir da caracterização do regime, da base de cálculo, da(s) alíquotas praticada(s) e da incidência sobre a receita, quando for o caso.
LUCRO REAL
Define-se o Lucro Real como a forma de