Teste De Cooper
Fisiologia Humana Geral e Aplicada.
”Fisiologia Humana Aplicada ao Exercício”
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fisiologia Humana Geral e Aplicada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professora Rosana Iara Carolli .
(VITÓRIA-ES)
2012
Fisiologia Humana geral e aplicada.
Atividade Pratica:
Teste de Cooper (corrida de 12m)
Avaliado: Edson Vander Pereira do Nascimento – 39 anos
Frequencia Cardiaca no Repouso: 75bpm
Frequência Cardíaca pos exercício: 152bpm
Pressao Arterial repouso: 120x80
Pressão Arterial pos exercício: 130x90
Distancia percorrida em 12minutos: 2.400metros
VO² máx= (Dist. percorrida (metros) - 504.9) / 44.73 = VO² em ml 1/(kg.min).
VO2 maximo = 42ml kg.min
Nível de VO2 maximo se encontra classificado na tabelo como BOM.
3 Etapa
Alterações observadas durante o teste de Cooper.
A corrida de 12 minutos tem predominância da via aeróbica, pois é uma atividade moderada que se perdura por um tempo mais longo, notamos que o avaliado na primeira volta manteve um ritmo constante em torno de 1 minuto e 40 segundos, a partir da segunda volta já notamos uma queda no rendimento e já começando a respirar mais rapidamente, fato que aumentava a cada volta.
Notamos após a corrida que a frequência cardíaca estava bastante alterada (152bpm) após a chegada, porem durante a corrida esse valor deve ter sido maior, face a demanda metabólica gerada com exercício físico.
O sistema muscular foi bastante requisitado pra manter a corrida rápida e constante, tendo gerado um grande gasto energético, o sistema nervoso responsável por mandar o estimulo nervoso (potencial de ação) para que a musculatura contraia no ritmo desejado, tendo a interação do sistema circulatório levando os nutrientes para as células e retirando metabólicos, o sistema respiratório