TESTE DE COOPER
PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL
“DETERMINAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO”
Centro Universitário Claretiano Educação Física-Bacharel Bases Fisiológicas do Movimento Humano Prof. Raphael Sicuro Leite
POLO CUIABÁ-MT
ABRIL/2014
PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL
Titulo do Projeto: Determinação do consumo máximo de oxigênio
1. Descrição do Projeto:
O Projeto de Prática Profissional para a determinação do consumo máximo de oxigeno, da disciplina Bases Fisiológicas do Movimento Humano tem como objetivo articular o conteúdo abordado na disciplina com a prática profissional do Educador Físico. A determinação do consumo máximo de oxigeno é utilizada na área da Educação Física, para determinar a aptidão do sistema cardiorrespiratório e, com o seu resultado, pode-se prescrever adequadamente a intensidade e o volume do treinamento. O referido projeto terá como base o teste de cooper de 2.400 metros.
2. Público-alvo
Alunos de academia, de ambos os sexos entre 15 e 50 anos, que estejam gozando de boa saúde e não estejam sendo medicados.
3. Objetivos
-Determinar, avaliar e classificar o consumo máximo de oxigênio.
-Verificar se o valor do consumo máximo de oxigênio está de acordo com o sexo, idade e prática de atividade física desenvolvida.
Procedimento:
O indivíduo deve percorrer a distância de 2.400 metros no menor tempo possível. Não importa se o seu maior ritmo seja uma caminhada ou trote. O mais importante é que ele consiga realizar o teste no mesmo ritmo do início ao fim. Antes do início do teste, o indivíduo deve realizar cinco minutos de alongamentos para os membros superiores, inferiores e tronco. Depois, deverá aquecer com movimentos de baixa intensidade por mais cinco minutos. Antes do início do teste, deve-se auferir a pressão arterial e verificar os batimentos cardíacos.