RESENHA SOBRE OS INCAS
Docente: Wellington Castellucci
Discente: Elielba Nascimento Reis
Curso: História, 3° semestre – 2014.2
MURRA, John. "As Sociedades Andinas anteriores a 1532" in: História da América Latina. BETHEL, Leslie org., vol. 1 América Latina Colonial. São Paulo: Edusp/Funag, 1998. Pp.63-99.
John Murra é um historiador de esquerda dos anos 70 que trabalha numa ótica marxista enquanto vertente teórica. Peruano, estuda a estrutura estatal de seu país, porém, o autor possui uma visão um pouco etnocêntrica acerca das sociedades que se estabeleceram na região andina, embora basicamente verdadeiras cada uma dessas conclusões sejam passiveis de uma reelaboração.
O autor descreve através de relatos e de depoimentos de cronistas da época as primeiras fases de contato das tropas de Pizarro em 1532 com a região da América Andina. É dessas evidências e de relatos posteriores de testemunhas oculares que deriva basicamente o nosso conhecimento sobre as civilizações andinas em 1532. Há uma discussão entre os estudiosos que se dedicam em compreender esse período, pois geralmente queixam-se das falhas desses relatos.
Segundo o autor há um paradoxo quando se trata do período que antecede a 1532. Nesse sentido períodos considerados mais antigos parecem mais acessíveis e tiveram suas peças de cerâmica minunciosamente estudadas. Aspectos decorativos como a tecelagem – considerada principal arte dos Andes foram todos catalogados, fotografados e preservados. Entretanto, quando se trata de relatos antigos feitos por estrangeiros, Murra aponta que embora seja a muito tempo de conhecimento geral, não restam muitos deles.
Para o autor havia uma integração entre a civilização inca, porém estudos recentes mostram que na verdade, seria uma sociedade muito desigual, baseadas na escravidão e nas conquistas. Os ayllu ocupavam terras de planalto de uma forma lógica, pois, em cada plano, havia um tipo de agricultura.
“Com o aumento de sua população foram forçados a