Fisica Joule
O joule (símbolo: J) é a unidade de energia e trabalho no SI, e é definida como:
É definida como 1 kg × m2 × s-2 = 1 N × m = 1 W × s.
O nome da unidade foi escolhido em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule.
Um joule é o trabalho necessário para exercer a força de um newton pela distância de um metro. Essa mesma quantidade poderia ser dita como um newton metro. No entanto, para evitar confusão, o newton metro é normalmente usado como unidade de medida de torque, não energia. Outro exemplo do que é um joule seria o trabalho necessário para levantar uma massa de 102g (uma pequena maçã) na altura de um metro, sob a gravidade terrestre.
Quem foi James Prescott Joule ?
O físico inglês James Joule (1818-1889) era filho de um rico fabricante de cerveja que incentivou os estudos científicos do filho e montou em casa um laboratórios para ele. Exceto por alguns conhecimentos de ciências transmitidos pelo químico John Dalton, da Universidade de Manchester, Joule aprendeu praticamente tudo sozinho.
Isso direcionou para a teoria da conservação da energia (a Primeira Lei da Termodinâmica). A nomenclatura joule, para unidades de trabalho no SI só veio após sua morte, em homenagem. Joule trabalhou com Lorde Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura, também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado, agora chamada Lei de Joule.
As idéias de Joule sobre energia não foram primordialmente aceitas, em partes por que elas dependiam de medições extremamente precisas, o que não era tão comum em física. No seu experimento mais bem conhecido era necessária a precisão de 1/200 graus Fahrenheit, o que seus contemporâneos não achavam possível. Os trabalhos de Joule complementam o trabalho teórico de Rudolf Clausius, que é considerado por alguns como co-inventor do conceito de energia.
Resistências vieram, pois o trabalho de Joule contrariava o que todos da época acreditavam,