teste de chamas
Teste de chama: fundamentos de espectroscopia
Objetivos
Observar a emissão das cores da chama de um átomo de um metal excitado.
Questionário de aula prática
1. Explique a diferença entre espectro eletromagnético e espectro atômico?
R: Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioletas, o raio X, até a radiação gama.
Espectro atômico - Espectro de riscas produzido quando átomos emitem radiações.
A primeira evidência experimental significativa sobre espectros atômicos estava contida na descoberta feita por Fraunhofer em 1814, de uma série de linhas escuras no espectro solar (``raias de Fraunhofer'').
2. Explique o fundamento do teste de chama?
O teste de chama é um método qualitativo de identificação de cátions.
R: Ele se baseia no princípio de níveis de energia atômica. Todo átomo tem diversos níveis de energia atômica (K L M N...), ocupados ou não por elétrons. Quando se dá energia a este átomo (colocamos na chama), os elétrons na ultima camada de energia serão excitados e subirão um nível de energia. Esta subida de nível é um evento que dura pouquíssimo tempo, então rapidamente ele decai ao nível de energia em que se encontrava antes. Ao ocorrer esse decaimento, ele emite um comprimento de onda para equivaler no balanço de energia. Dependendo do átomo analisado, esse comprimento de onda pode estar dentro do espectro visível e ser observada a mudança de coloração de chama.
3. O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais – Explique? R: A nível visual não. Mas quando se usa aparelhos, espectrofotômetros, todos os metais podem ser analisados.
Quando um metal emite radiação visível (sódio = amarelo, por exemplo) é possível detectar sua presença numa solução. Mas nem todos emitem radiação visível para nós, então só aparelhos podem detectar.
4. EXPLIQUE como um átomo emite luz no teste de