sapata isolada
A construção de uma edificação depende da execução de estruturas indispensáveis para sustentação de suas cargas. Na construção civil uma das primeiras etapas a serem executadas em uma obra é a fundação.
A fundação é a parte da edificação, responsável por transmitir as cargas da estrutura ao solo, sem que os esforços produzidos pelo seu peso causem ruptura do terreno e cujos recalques possam ser absorvidos de forma eficaz pela estrutura.
Em geral, existem vários tipos de fundação. Elas são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.
As fundações são dividas em dois tipos, fundações superficiais e fundações profundas.
No presente trabalho será abordado a execução de sapata isolada, tipo de fundação superficial muito utilizada na construção civil.
2. SAPATA ISOLADADA
A sapata isolada é um tipo de fundação superficial usada em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena. Consiste em um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.
A sapata mais comum é de seis ferros ou oito ferros, dependendo da resistência requerida, sendo uma solução mais barata do que uso de estacas. Em geral são feitas em forma de tronco de pirâmide e amarradas umas às outras através de cintas ou vigas baldrame.
Como todo tipo de sapata, a sapata isolada, distribui o peso da obra por uma área maior e sustenta a coluna com base na pressão distribuída sobre uma maior superfície para conferir estabilidade à obra. É denominada sapata Isolada, pois não tem associação com nenhuma outra sapata e é dimensionada em função dos esforços de um único pilar. Quando o centro de gravidade da sapata não coincide com o do pilar, ela é denominada sapata excêntrica, quando coincide é dita cêntrica.
3.MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXECUÇÃO
Linha de nylon ou arame