SAPATA ISOLADA
Sapata é uma fundação direta, geralmente de concreto armado, com a forma aproximadamente de uma placa sobre a qual se apoiam colunas, pilares ou mesmo paredes. A sapata isolada é quando a mesma não tem associação com nenhuma outra sapata e é dimensionada em função dos esforços de um só pilar, em geral são feitas em forma de tronco de pirâmide e amarradas umas às outras através de cintas ou vigas baldrame.
São usadas em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena costumam-se executar sapatas isoladas que poderão ser simples ou armadas. Embaixo de toda sapata deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro, um concreto bem seco, sem função estrutural, que tem a finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo não absorva a água do concreto da fundação.
2
Sapata Associada
Quando dois pilares adjacentes têm considerações de carga com grandes variáveis é apropriado o uso de sapata associada, uma vez que para o dimensionamento para sapata isolada pode ocorrer se sobreposição e dimensionar para sapata corrida pode sofrer ruptura. Para que a sapata seja adequada para as cargas é necessário que o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de cargas dos pilares.
Sapata em Divisa
Atualmente muitas construções são estabelecidas utilizando-se as divisas, e por consequência dessa ocupação, os pilares nascem em divisas do terreno, que por sua vez geram vários inconvenientes, pois sua ocupação esta restringida às proximidades do terreno vizinho.
Rocha (1990), adota solução de uma viga de equilíbrio da sapata que está próximo da divisa, de acordo com a figura 5, transferindo a carga do pilar da divisa através da viga de equilíbrio para o centro da sapata afastado da divisa.
O momento produzido no balanço pela carga do pilar, deve ser balanceado no travamento da viga em outra sapata, para eficiência do sistema, Mayerle
(2008).
A