teste de chamas e manuseio do bico de bunsen
Aprender a usar o bico de Bunsen, aprender técnicas de aquecimento e analisar a coloração do teste de chamas.
Introdução:
Neste relatório será relatado o uso do bico de Bunsen e os testes de chamas realizados no laboratório. Para o teste de chamas fora utilizados os demais produtos químicos: cloreto de cálcio, cloreto de sódio, cloreto de mercúrio, cloreto de bário, cloreto de lítio, cloreto de alumínio, cloreto de amônio, sulfato de zinco, cloreto de cobre e sulfato de cobre, no decorrer deste relatório será detalhado todos os resultados analisados.
Fundamentação teórica:
Bico de Bunsen é utilizado em laboratório com a finalidade de aquecer soluções dentre outros aspectos, possui como combustível os gases butano e propano, e como comburente o gás oxigênio. No teste de chamas teve-se como elementos:
Cloreto de cálcio formado através do processo de dissolução na preparação do carbonato de cálcio, podendo produzi-lo reagindo acido clorídrico e carbonato de cálcio, é solúvel em agua, é um sal, sua formula é (CaCl2), sua densidade é 1.835 g/cm3 (dihidratado), 1.83 g/cm3 (tetra hidratado), 1.71 g/cm3 (hexa hidratado), sua massa molar é 128.999 g/mol (mono hidratado), 147.014 g/mol (dihidratado), 183.045 g/mol (tetra hidratado) 219.08 g/mol (hexa hidratado), seu ponto de fusão 260 °C (mono hidratado), 176 °C (dihidratado), 45.5 °C (tetra hidratado), 30 °C (hexa hidratado).
Cloreto de sódio formado na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio, é solúvel em agua, é um sal conhecido como sal de cozinha, sua formula é (NaCl), é utilizado na produção de hidróxido de sódio, cloro, hidrogênio, sua massa molar é 58,443 g/mol, sua densidade é 2,165 g/cm3, seu ponto de fusão é 1074 K.
Cloreto de mercúrio formado com os elementos mercúrio e cloro, é conhecido como sublimado corrosivo, sua formula é HgCl2, é um elemento toxico e corrosivo, é utilizado na produção de vários compostos de mercúrio, sua massa molar é 271.52 g/mol, sua densidade é