Anatomia
A Química é a ciência que estuda a matéria, logo as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas.
Desta área do conhecimento, destaca-se o foco teorico-prático,, cita quem, não havendo uma articulação entre os dois tipos de atividades, isto é, a teoria e a prática, os conteúdos não serão muito relevantes à formação do indivíduo ou contribuirão muito pouco ao desenvolvimento cognitivo deste.
Ao iniciar a fase prática no estudo da Química, dá-se preferência por um espaço adequado, um Laboratório de Química, neste estarão presentes ferramentas, utensílios, materiais e reagentes químicos, os quais organizadamente propiciam o desenvolvimento dos procedimentos práticos, de âmbito laboratorial. Os conjuntos destes itens propiciam o manuseio dos equipamentos para a realização da experimentação referente às diversas reações químicas, como por exemplo, o “teste da chama”, que envolve a utilização do bico de Bunsen.
1.1 OBJETIVOS
Observar o componentes de alguns indicadores em relação ao meio ácido e Básicos
Propriedades Funcionais dos ácidos.
Propriedades Funcionais dos bases.
Identificar as funções de ácido e base através de indicadores químicos e do pH. Descobrir algumas propriedades de ácidos e bases.
1.2
O bico de Bunsen é um dispositivo usado em Química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório é composto por um controle de gás, uma entrada de ar e uma entrada de gás.
O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday, há também adaptações deste equipamento como o bico de Tirrel e Mecker. Em Biologia, especialmente nas área da Microbiologia e Biologia Molecular, este é usado para manutenção de condições estéreis quando da manipulação de microorganismos, DNA, e entre outros.
O bico de Bunsen queima em segurança