Teste de chama
(b) O volume de água que caiu sobre um terreno retangular, de 950 m2, foi 3019 pé3. Qual foi a altura, em polegadas, que a água atingiu em um pequeno recipiente colocado como medidor?
(b) Um corpo tem velocidade de 10 mi/h. Qual a distância em metros percorrida por ele, em 1 minuto?
1 pol = 2,54 cm, 1 m = 102 cm, 1 Km= 103 m, 1 pé = 12 pol, 1 mi = 1609 m
2. Quando duas partículas em movimento sobre uma mesma linha reta começam a ser observadas, uma está na origem das posições, com velocidade constante, positiva, de 15 m/s. A segunda partícula está na posição 20 m, movendo-se no sentido positivo, com aceleração constante – 5 m/s2 (menos cinco). A velocidade da segunda partícula é nula no instante 2 s. (a) Escreva as funções horárias de velocidade e posição das duas partículas. (b) Determine o instante e posição em que elas se encontram. (c) Determine a distância que cada uma percorre até o momento de encontro.
3. Em uma trajetória retilínea, dois corpos se movem como indicado no gráfico. Um deles tem aceleração constante diferente de zero. (a) Indique, sobre o gráfico x(t): • os sentidos de movimento dos corpos; • os trechos (quando houver) em que o módulo de velocidade aumenta, diminui ou permanece constante. (b) Escreva as funções x(t) e v(t) dos dois corpos (c) Determine a velocidade inicial e a aceleração do corpo. (d) Esboce os gráficos v x t para os dois corpos.
4. Na figura ao lado, são mostrados 3 vetores e seus módulos. (a) Expresse os três vetores na notação de vetores unitários. (b) Determine a resultante do sistema, : • em notação de vetores unitários; • em módulo, direção e sentido. (c) Calcule o produto vetorial de com o vetor ; (d) Calcule o produto escalar desses mesmos vetores.
5. A posição de uma partícula é dada por x = 50 – 16 t + 2 t2 . Calcule: (a) a velocidade e posição da partícula