Determinação de Cloreto em água-Método de Mohr
TÍTULO: Reações Químicas
OBJETIVO: Analisar as reações químicas que ocorrem quando realizada a união dos elementos químicos em um tubo de ensaio.
RESUMO: Realizar o experimento das reações químicas que ocorrem (ou não) quando misturados determinados elementos químicos em um tubo de ensaio. Além de analisar os fenômenos ocorridos quando utilizamos de objetos de matéria pura junto a esses elementos químicos.
INTRODUÇÃO: Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, uma reação química.
Na reação química os átomos permanecem praticamente intactos. Eles são’’ rearranjados” em novas moléculas, formando assim, um novo elemento.
MATERIAS UTILIZADOS:
1.Pipeta volumétrica de 100 mL
2. Erlenmeyer de 500 mL.
3.Becker
4.Bureta
SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS:
1. K2CrO4 5%(Indicador)
2.AgNO3
4. 0,50 g de carbonato de cálcio
5. HCl 1 M
6.Água Destilada
7. Fenolftaleína
8. Ag2CrO4 (indicador)
9. Indicador de Negro de eriocromo -T
10. Pastilhas tampão para dureza
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1.0 Determinar Cloreto em água O método de padronização pelo método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador. No método de Mohr, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CCrO4) como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom-avermelhada, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata.
RESULTADOS:
Experimento 1. Determinação de Cloreto em água-Método de Mohr
Objetivos: Determinar a concentração de cloretos em água. Identificar o ponto de viragem