metodo de morh
Barra do Corda-MA
10/12/13
1.RESUMO
Neste trabalho, aspectos conceituais e práticos do método de Mohr na determinação de cloreto na agua de coco .Em formulações farmacêuticas são descritos. Este experimento é simples e pode ser uma boa alternativa para ser aplicado em uma aula experimental em um curso de gradução.
2.INTRODUÇÃO
A volumetria de precipitação envolve a reação na qual forma-se um produto de baixa solubilidade. Sua principal aplicação está na determinação de haletos e alguns íons metálicos.
Esta solução de AgNO3 é aplicada rotineiramente no controle de qualidade para a detecção do grau de pureza do cloreto de sódio comercial em amostras na indústria de alimentos,cosméticos e medicamentos.
Faz-se necessária a padronização da solução de AgNO3,para garantir a precisão da análise. Evitando equívocos, e garantindo a repetibilidade dos resultados da análise do teor de Cloreto.
A padronização é realizada através princípio da volumetria de Precipitação e pelo método de Mohr que baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador.
O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, aplicável à determinação de cloretos e brometos. A solução neutra é titulada com nitrato de prata e em presença de cromato de potássio que atua como indicador. No ponto final, o íon prata combina-se com o cromato formando um segundo precipitado com coloração distinta, o cromato de prata que é vermelho. O método Mohr não pode ser usado na determinação de iodetos em virtude do iodeto de prata ser, também, corado.
O uso do cromato de potássio baseia-se no princípio da precipitação fracionada. Quando se adiciona um íon a uma solução contendo dois outros grupos capazes de formar sais pouco solúveis com o primeiro, o sal que começa a precipitar é