A história da Análise volumétrica
A historia da analise volumétrica se deu inicio com as pesquisas que envolviam estudos para a descoberta da composição do vinagre, porem não havia um esbaseamneto teórico para estes estudos, sendo assim essa idéia não se propagava a única idéia aceitável em épocas anteriores a Dalton era de que uma determinada substancia reagiria com uma certa quantidade de outra substancia. O uso das titulações se fez necessária No século XVIII com o desenvolvimento industrial ,pois era preciso criar métodos com analises rápidas dando estimulo ao uso das titulações.
O ano de 1729 pode ser conceituado como o marco inicial da analise volmetrica, pois foi neste ano que Claude Joseph Geffory apresentou um artigo para a Academia Francesa sobre a acidez no vinagre. Porem a primeira publicações deu-se em 1756 quando Francis Home determino dois métodos de titulações , uma de acido-base e outra de precipitação. Na titulação de acido-base ele propôs a determinar a basicidade de cinza de plantas a partir da sua reação com acido nítrico, o instrumento utilizado para determinar o fim da titulação foi uma colher de cha. Podemos dizer que Home foi principiante das idéias de Willian Lewis que Logo em seguida no ano 1767 ignorou o uso desse objeto, ele fez uso de extratos de vegetais como indicadores do fim da titulação sendo ele o primeiro cientista a apresentas os princípios indispensáveis da titulação, porem Lewis não e reconhecido pelo seu esforço , pois suas idéias na época não foram muito bem aceitas. Foi quando Roberty Boyle no século XVII aprofundou-se nos estudos e descobriu os indicadores naturais assim como propusera Lewis, a partir dessa idéia foram começaram as publicações usando indicadores .
No fim do século XVII o farmacêutico Descroizilles descobriu-se um novo tipo de titulaçao envolvendo as reações de oxidação-reduçao. Com estudos ele descobriu um método utilizado nas indústrias têxteis para o branqueamento de tecidos,