metodo de morh
A Calibração de instrumentos volumétricos fundamenta-se na densidade dos líquidos a uma data temperatura, com a relação da massa e o volume é possível conferir através da massa se o volume do liquido indicado na vidraria é verdadeiro. A Calibração é a relação entre os valores indicados por um calibrador e os valores representados por uma medida materializada ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Tem como finalidade verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado, a fim de corrigir qualquer tipo erro, reduzindo, de forma considerável, custos com desperdícios e retrabalhos. A má calibração ou não calibração destas vidrarias pode apresentar erros instrumentais, levando resultados não confiáveis.
Os Processos químicos quantitativos dependem da pesagem, esse procedimento é feito na maioria das vezes pela balança analítica. Essa balança tem que está protegida das correntes de ar e poeira, tem que estar também sempre limpa e nivelada para evitar erros na pesagem e só pesar objetos que esteja na mesma temperatura da balança sem exceder a carga máxima. As vidrarias devem estar sempre limpas e livres de gordura, na pipeta deve-se lavar a mesma com uma solução de mesma composição da solução a ser medida para que não haja interferências nos resultados encontrados. Com a bureta devem-se evitar os erros de paralaxe, olhando atentamente ao nível do liquido, que deve ser a mesma da tomada de uma alíquota.
Usamos no laboratório vidrarias, que são nada mais que instrumentos de vidro cristal ou temperado, eles também são importantes para a precisão das medidas, pois os mesmos não reagem com as substâncias nele contidos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Parte 1: Materiais necessários para realização deste experimento são:
Pipeta graduada de 10 ml;
Pipeta volumétrica de 25 ml;
Balão volumétrico de 100 ml;
Béquer;
Termômetro;
Balança analítica;
Pêra;
Pisseta;
Água destilada;
Parte 2:
Materiais necessários