teste de chama
Teste de chama em análise clínica qualitativa
CAÇADOR 12 DE MARÇO DE 2014
*Fundamentação teórica: O teste de chama está fundamentado nos princípios da teoria de Bohr que diz que o átomo possui camadas, que quando um átomo recebe energia ele pula de uma camada para outra (estado excitado), e quando volta para sua camada inicial devolve essa energia em forma de luz ou eletromagnética.
*Objetivo: Colocar em prática a teoria de Bohr, podendo reconhecer a luz emitida por alguns elementos enquanto está em contado com a chama de Bunsen.
*Materiais: fio fino de platina, suporte para o fio (bastão de vidro), bico de Bunsen, recipiente de vidro, amostra do elemento (potássio).
*Metodologia: Abrir os ourifícios de ar na base do bico de Bunsen para deixar a chama azul de acetileno (mais eficiente para o aquecimento), deixar o fio de platina inteiramente limpo mergulhando-o em ácido clorídrico concentrado, aquecer o fio na chama de Bunsen para verificar se o fio está limpo ( estará limpo se não transmitir cor á chama), colocar o a amostra de potássio em um recipiente de vidro, colocar o fio em contato com a amostra, logo após introduzir o fio na zona de fusão da chama de Bunsen e obter a cor esperada para o cátion analizado, e a cor é lilás.
*Resultados: A teoria de Bohr pode ser comprovada em experimentos desde que tudo seja feito detalhadamente certo. Cada elemento emite uma cor diferente, com o teste de chama pode ser desvendadas cores de vário elementos:
- Boro: verde amarelada
- Cálcio: vermelho-tijolo
- Cobre: verde
- Lítio: vermelho-carmim
- Bário: verde amarelada
- Sódio: amarela
- Estrôncio: vermelha amarelada
*Conclusão: O experimento realizado fez-se comprovar os princípios do modelo de Bohr, podendo mostrar na prática o que era imaginado na teoria