Teste de chama
A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções ácidas , de NaCl , KCl, CaCl2, Li2SO4, BaCl2 e CuCl2, com as mudanças de níveis energéticos do átomo.
O teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, para explicar o princípio de que partes dos elétrons da última camada de valência absorvem a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia mais elevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.
Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida Ao retornar da órbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação.
Objetivo
Detectar soluções ácidas através do aquecimento, lembrando que cada uma delas tem sua própria cor.
Parte Experimental 08:
Teste de Chama
Materiais Utilizados:
• Vidro de Relógio
• Cabo de Kole
• Fio de Monel (Liga de Ni-Cr)
• Bico de Bunsen
• Vidro de cobalto
Reagentes
Solução de ácido clorídrico 6 mol L
NaCL, KCL, CaCl, SrCl, LiSO, BaCl e CuCl
Procedimento para o teste de chama e identificação dos materiais:
Para começar o experimento foi necessário que o fio de Monel fosse limpo no acido clorídrico e sua ponta aquecida na chama do bico de bunsen, lembrando-se que é necessário deixar a chama com uma coloração azul o que indica que seu poder de queima é maior, em seguida mergulhou-se a ponta do fio de Monel novamente no acido