teste de chama
TESTE DE CHAMA
OBJETIVOS
Identificar alguns metais através de sua radiação.
INTRODUÇÃO
Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são “quantizadas”, isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de um nível mais baixo para outro de energia mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do aspecto eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico.
Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados; por isso foram escolhidos sais de vários destes elementos para a realização deste experimento.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química da Faculdade Pitágoras, foram utilizados neste experimento:
Bico de Bunsen
Bastão de vidro
As seguintes substâncias, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química da Faculdade Pitágoras, foram utilizadas neste experimento:
Solução de cloreto de cálcio (CaCl2)
Solução de sulfato de cobre pentahid (CuSO4, 5H2O)
Solução de cloreto de sódio (NaCl)
Solução de cloreto de potássio (KCl)
Procedimento Experimental
Umedeceu-se o bastão de vidro na solução do sal do metal a analisar e levou-se à chama do bico de bunsen. A seguir, anotou-se a cor que a chama adquiriu. Havendo dúvida quanto a cor, repetiu-se o teste algumas vezes. A cada teste, limpou-se o bastão com água. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os