GESTÃO DE COMPRAS
Estamos no período em que muitas empresas renovam seus estoques, para fazer frente a demanda do ano que se inicia. É realizado o planejamento das aquisições, buscando atender a demanda do próximo exercício, sem comprometer as finanças. Em média as empresas gastam 50% a 80% de sua renda proveniente das vendas na compra de matérias-primas, componentes e suprimentos.O setor de compras hoje é visto como parte do processo logístico das empresas ou seja, faz parte integrante da Cadeia de Suprimentos.
Atualmente, a gestão de compras é tido como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. E fácil perceber que mesmo pequenos ganhos decorrente de melhor produtividade na função tem grande percussão no lucro.
Por isso e por outros fatores, como a reestruturação pela qual passam as empresas nos últimos anos, evolução da tecnologia e novos relacionamentos com os fornecedores, cresce cada vez mais a importância de pessoas que trabalham nesta área - área que e conhecida por vários nomes, como suprimentos , compras ou aquisições , estes profissionais devem esta muito bem informados e atualizados, terem habilidades interpessoais e dinamismo.
Pretendemos apresentar uma visão abrangente, mesmo que às vezes um pouco simplificada, da função aquisição, proporcionando um primeiro passo para trilhar, de acordo com as necessidades e interesse, os caminhos que levam ao detalhe.
1. A FUNÇÃO DE COMPRAS
A função desta atividade, que compactua com todos os setores de uma empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas em tempo. Comprar materiais insumos aos menores preços, obedecendo padrões de qualidade. Relativamente aos produtos ou serviços finais são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos.
Como tal, evidenciam-se grandes impactos nos lucros quando são gerados pequenos ganhos devidos a uma melhoria na