Teste de chama
ENGENHARIA CIVIL – QUÍMICA EXPERIMENTAL
Rafaela Miranda Sousa
Thiago Castanheira Retes
TESTE DE CHAMA
Palmas - TO
2012
Rafaela Miranda Sousa
Thiago Castanheira Retes
TESTE DE CHAMA
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Princípios Experimentais de Química e Práticas para Elaboração de Relatórios Técnicos, primeiro período do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins.
Professores: Adão Montel e Mirella de Oliveira Freitas.
Palmas - TO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 MATERIAIS E MÉTODOS 2 RESULTADOS E DISCUSSÕES CONCLUSÃO REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Niels Bohr, cientista dinamarquês, aperfeiçoou o modelo atômico de Rutherford e elaborou a teoria atômica que é aceita até hoje. Se baseando nas teorias do físico Max Plank de energia quantizada determinou seus postulados, onde observa que os elétrons se movem ao redor do núcleo em número limitado de orbitas bem definidas. E que, movendo-se em orbita estacionária, o elétron não emite ou absorve energia. E por fim, observou que ao saltar de um orbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade definida de energia, chamada quantum.
De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a quantidade pacote de energia absorvida e bem definida (quantum) que é equivalente á diferença energética entre as camadas. E quando um elétron esta no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de frequência característica do elemento desse átomo. Bohr então propõe que o átomo só pode perder energia em certas quantidades discretas e definidas, e isso sugere que os átomos possuem níveis com energia definida. Essas teorias de Bohr hoje são comprovadas a partir de cálculos e experimentos. Um dele é o teste da chama.
O teste da chama é um procedimento usado para