Teste de chama 1
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Química Geral Experimental I
Teste de Coloração da Chama
Alunos:
Eduardo Henrique Banaczewski
Gabriel Gehlen
Gabriely Osório
Professora: Juliane Froncheti de Moura
Santo Ângelo, 26 de Março de 2015
1 – OBJETIVO O objetivo do experimento visa observar a coloração formada por cada elemento químico proposto ao ser submetido a uma chama. Após o teste uma comparação entre os elementos tem que ser realizada.
2 – INTRODUÇÃO Uma prática laboratorial exige certo conhecimento prévio de alguns termos técnicos e da prática em si. Um pouco desta teoria será explanada durante este relatório.
1. Átomo: é uma unidade mínima de matéria, indivisível. É formado por um núcleo com prótons e nêutrons, e em sua eletrosfera, os elétrons.
2. Modelos atômicos: A estrutura da matéria é estudada desde o século V a.C., quando surgiu a primeira ideia sobre sua constituição. Filósofos afirmavam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, chegando a uma unidade indivisível denominada átomo. Essas especulações foram substituídas por modelos baseados em estudos experimentais após milhares de anos.
a) Modelo atômico de Dalton: John Dalton, por volta do ano de 1808, elaborou sua teoria sobre a matéria. A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos, que são esferas indivisíveis. Também disse que elementos com as mesmas propriedades constituem um elemento químico.
b) Modelo atômico de Thomson: Joseph John Thomson, no final do século XIX, concluiu que o átomo não era uma esfera indivisível, como sugeriu Dalton. Ele basicamente emitiu raios catódicos, onde as partículas eram atraídas por um campo elétrico externo, com partículas negativas, as quais foram chamadas de elétrons. Assim Thomson propôs que o átomo fosse uma esfera de carga elétrica positiva, onde os elétrons