Relatório 1 - Teste da chama - Física Experimental I - UFRN
QUI0322 – QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL (2015.2 – T02)
EXPERIMENTO I:
Espectroscopia eletrônica
Discentes: Leandro Silva Ferreira Junior Matrícula: 2015028010 Beatriz Idalina de Oliveira Vieira Matrícula: 2015027013
Docente: Daniel de Lima Pontes
INTRODUÇÃO
O experimento de espectroscopia eletrônica visa a detecção e identificação de determinados cátions em amostras de soluções com base na emissão de luz característica de cada composto. Ao serem excitados com energia, em forma de calor no caso da chama, os elétrons dos átomos do elemento químico a ser analisado saltam para níveis de energia mais externos, e quando retornam ao estado fundamental, liberam energia em forma de radiação.
Elétrons de elementos químicos diferentes, demandam quantidades de energia diferentes para serem excitados, isso dá a cada elemento um comprimento de onda característico se tratando da emissão de radiação. As cores observadas durante o experimento são características da emissão de radiação na faixa de luz visível.
A aplicação prática da espectroscopia abrange o controle de qualidade em insdústrias, e principalmente na obtenção de informações sobre propriedades do universo, como densidade, temperatura, e composição de materias analisados por meio de imagens.
OBJETIVO
Observar a coloração da chama através da combustão de diferentes soluções e identificar, comparando com resultados de emissão de luz estabelecidos previamente, o íon metálico usado na análise.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes
Alça metálica
Lamparina a álcool
Sais de CuSO4, Pb(NO3)2, BaCl2, CaCl2, KCl, LiCl, SrCl2 e NaCl.
Solução de HCl
Água
Procedimento Experimental
A limpeza foi realizada mergulhando a alça metálica na solução de ácido clorídrico e em seguida levando-a ao fogo para verificar se a mesma se encontrava limpa. Em seguida a alça foi