Prática 1 teste da chama.
Engenharia De Computação PR
PRÁTICA 1 TESTE DA CHAMA.
Acadêmicos:
André Lucas Silva
Kleison Roque Tedesco
Luis Felipe Benedito Vagner Martinello
Professora: Patrícia Appelt
1. INTRODUÇÃO
O experimento tem como objetivo mostrar a absorção de energia pelos elétrons presentes nos átomos de cada elemento nos fazendo entender os postulados de Bohr.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Demócrito e Leucipo, filósofos gregos, por volta de 400 a.C. afirmam que toda matéria é constituída por minúsculas partículas, às quais atribuíram o nome de átomo, porém Platão e Aristóteles que na época tinham maior influencia rejeitam a idéia proposta. Em 1650 d.C. o filósofo francês Pierre Cassendi propôs o conceito átomo novamente.
Em 1808, John Dalton, professor inglês, após observar vários experimentos sobre gases e reações químicas fornece a primeira idéia cientifica do átomo, essa idéia ficou conhecida como “Teoria atômica”. Dalton reafirma que toda matéria é composta por minúsculas partículas denominadas átomos, que os átomos de um determinado elemento são idênticos, indivisíveis, e que uma reação química nada mais é do que uma reorganização dos átomos, porém os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas. Dalton com suas idéias ainda contribuiu para explicar a lei de Lavoisier e também a lei de Proust.
Em 1897, Joseph John Thomson, baseando-se em alguns experimentos também propõe um modelo atômico. Segundo ele, o átomo seria um aglomerado de compostos por partículas positivas e pesadas denominadas prótons e de partículas negativas e leves denominadas elétrons, seu modelo ficou conhecido como “pudim de passas”. [1]
Já em 1911, Ernest Rutherford, realiza um experimento onde bombardeou uma chapa de ouro fina com partículas alfa onde observou que muitas partículas passavam pela chapa sem sofrer desvios, poucas passavam sofrendo um