Teste da chama
Neste relatório iremos citar dois experimentos: O teste da chama, e o experimento da Determinação da densidade e do teor de álcool em amostras de gasolina.
O teste de chama fornece informação qualitativa, baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.
Devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama é possível identificar a presença de certos elementos. Cada elemento libera a radiação emitindo luzes quando retornam ao seu estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados através da observação visual da chama, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
Já no experimento da determinação da densidade e do teor de álcool em amostras de gasolina observamos primeiramente que a gasolina não e uma substancia pura, é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos atrás da destilação do petróleo. A gasolina alem de ser utilizada como combustível, é também usada como solvente na industria para óleos e gorduras.
A gasolina padrão tem uma densidade de aproximadamente 0,75(g/mL), já a densidade da gasolina adulterada apresenta em geral uma densidade menor, devido a adição de compostos orgânicos menos densos. Podemos caracterizar uma substancia por sua densidade com isso facilmente e descoberto adulterações.
Objetivos:
Experimento I : Observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções ácidas
Experimento II : Nesse experimento iremos calcular a porcentagem de alcool na gasolina e a densidade da gasolina em experiência.
Experimento I : Teste da chama
Materiais e