Add friends (1 of 11)
Globalização nada mais é do que essa tecnologia nos colocando em interação com o resto do mundo. É informação, agilidade e consumo.
O mundo globalizado nos impõe no sistema capitalismo, que acelera a competividade e as atividades produtivas. Com toda a eficiência do sistema de informação que nos é oferecido, surgem ao mesmo tempo mercadorias, marcas, novos produtos.
Podemos exempificar a globalização e o capitalismo de forma clara usando um fato rotineiro que acontece na maioria das casas de famílias no nosso país: o ato de assistir televisão. O aparelho em si já um exemplo de aparato tecnologico resultante da globalização e que é um meio de comunicação que atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Quando estamos assistindo a qualquer programa, somos submetidos ao intervalo comercial que tem como propósito vender algum produto, alguma marca. A novela, por exemplo, também pode ser interpretada como um produto, já que nos dita o que está na moda, nos gera assunto e dita padrões. Esse ponto também nos esclarece que a globalização não é somente um fenomeno economico, é também um fenomeno cultural.
Assim como em tudo que for colocado em discussão, o mundo globalizado também gera duas vertentes: a positiva e a negativa.
Vamos começar pela negativa: Como já foi dito repetitivamente, o avanço tecnologico gera o aumento descontrolado do consumo que consequentemente gera outras tantas coisas como a desigualdade. Para que alguns tenham muito, outros têm que ter pouco. As máquinas começas a substituir a mão-de-obra causando um primeiro impacto. Aparece a piramide monetária que indiretamente falando, trata-se de quem tem mais possui mais poder.
Sem falar na desiguadade dos países, onde o Estados unidos passa ser o centro do capitalismo causando o