Teste Da Chama
CAMPUS PATO BRANCO
RELATÓRIO DE QUÍMICA
PRÁTICA 01 - TESTE DA CHAMA
Curso: Engenharia de Computação
Pato Branco - PR.
2010
1. INTRODUÇÃO
Niels Bohr através de seus estudos em cima do átomo de Hidrogênio veio mostrar que a física clássica não servia para explicar os fenômenos atômicos. Segundo seus postulados:
1. O Átomo apresenta núcleo positivo e está rodeado de elétrons negativos;
2. A eletrosfera é dividia em regiões denominadas níveis de energia ou camadas. Um elétron sempre estará em um nível, nunca será encontrado em dois níveis;
3. O elétron, quando em seu nível, não perde nem ganha energia de forma espontânea. Podemos dizer que o elétron se movimenta em um estado estacionário de energia, ou seja, a energia global do elétron é constante.
4. Se fornecermos energia para um elétron, ele poderá saltar para uma camada mais externa, isto é, mais energética. A energia será a diferença entre a energia E2 da camada final e E1 da camada inicial.
5. Depois de recebida está energia, o elétron tende a voltar ao seu estado original, liberando energia em forma de ondas eletromagnéticas.
Através do teste da chama podemos tentar comprovar os postulados de Bohr, modelo atômico, fornecendo energia ao elétron na camada de valência do átomo, elevando o seu nível de energia e quando este retornar ao seu estado inicial irá liberar energia em forma de radiação.
Com as descobertas dos físicos alemães Max Planck e Albert Einstein temos: E fóton = hc / λ, onde h é a constante de Planck, c a velocidade da luz no vácuo, E energia eletromagnética e finalmente λ o comprimento de onda da radiação. Cada elemento libera a radiação em comprimento de onda especifico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro vísivel,