Custo de produção
PRODUÇÃO
Economia – Custos de Produção n n
Custo é o sacrifício necessário para produzir um bem ou serviço.
Quando o custo se traduz em desembolso, chama-se despesas ou gasto. 1
Economia – Custos de Produção
Tipos de Custos n Custos Sociais
n
Custos Alternativos
Economia – Custos de Produção n Há tipos de custos que a sociedade incorre no processo produtivo, mas que não se traduzem em desembolsos para a empresa. São os chamados custos sociais. Destes, os mais comuns são: poluição sonora, poluição dos rios e da atmosfera, transtornos causados por maior tráfego de veículos etc.
2
Economia – Custos de Produção n Existem também os custos que representam o sacrifício que a empresa faz para produzir um bem ao usar os fatores produtivos, deixando de produzir com eles outro bem, que daria alguma receita alternativa. Esses custos se chamam alternativos e são estimados pela refeita líquida que a empresa deixa de auferir na segunda atividade mais rendosa. Esses custos não representam despesas do processo produtivo, mas devem ser considerados como alternativas para avaliação do investimento.
Economia – Custos de Produção
Custos reais da empresa.
Além dos custos sociais e alternativos, devemos mencionar aqui os custos reais da empresa, ou seja, aqueles que se traduzem em desembolsos e compõem a planilha de custos dos produtos gerados pela empresa. Sendo eles: n 3
Economia – Custos de Produção
a)
b)
c)
d)
e)
Custo Fixo (CF)
Custos Variáveis (CV)
Custos Semi-variáveis
Custo Total
Custos Médios
1.
2.
3.
f)
g)
Custo Fixo Médio
Custo Variável Médio
Custo Total Médio (Cme)
Custo Médio de Longo Prazo
Custo Marginal
Economia – Custos de Produção n Custo Fixo (CF)
Por custo fixo se entende os custos da empresa que não dependem, no curto prazo, da quantidade de produção. São custos de seguro, aluguéis, encomenda, administrativas, etc.
Com os programas de