Redação Crack
Antes considerado uma droga de moradores de rua, o crack é um derivado da cocaína misturado com outros diversos produtos químicos. A droga tem o efeito rápido pois é consumida com um cachimbo e inalada pelo pulmão assim o efeito é intenso e quase instantâneo. Como o efeito (high ou barato) dura pouco tempo os usuários acabam fumando uma pedra atrás da outra pra manter a sensação , é uma droga barata ,a pedra chega a custar R$ 1,00 geralmente era usada por pessoas que cometiam pequenos delitos para sustentar o vicio.
Onde antes jovens de classe media consumiam drogas mais sofisticadas como estase ,lsd, lança perfume e a cocaína pura, o crack tem subido na pirâmide social e se tornado popular em lares nobres das grandes cidades do pais. Cerca de 40% dos usuários de crack internados em clinicas de desintoxicação são jovens de classe média, como são geralmente tratados em clinicas particulares, esses índices não saem com frequência na mídia.
Alguns pesquisadores acreditam q o ápice de violência nas metrópoles se deve diretamente ao crack, que também esta relacionado diretamente a criminalidade e prostituição. Já considerado uma epidemia urbana o governo investe em leitos públicos e hospitais para internação de dependentes químicos, um dinheiro que poderia ser investido em politicas publicas como a educação para evitar diretamente a raiz do problema.